A música no processo de desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual

Sua importância e benefícios
A música no desenvolvimento
A música traz diversos benefícios no desenvolvimento de todas as pessoas. Estudos apontam que bebês na barriga da mãe reagem aos sons e melodias do ambiente nas fases finais da gravidez.
Mais que uma forma de estímulo, a música ajuda a entender o ambiente, desenvolver capacidades cognitivas e coordenação motora, além de ser uma excelente forma de entretenimento e recreação.
Inclusão
Indo mais além dos quesitos recreativos, a música também serve como forma de inclusão, já que estimula outras formas de comunicação e expressão do corpo e da mente.
Através dela e da arte, as pessoas quebram barreiras físicas e mentais, ampliam sentidos, aprendem novas formas de se comunicar e dizer ao mundo o que pensam e sentem.
Também é possível utilizar a música como uma poderosa ferramenta de interação social, sendo uma forma humanizada e efetiva de tratar fobias sociais e dificuldades de interação com outras pessoas.
Benefícios para a saúde
Dentre os diversos benefícios para a saúde, um dos mais interessantes para as pessoas com Deficiência Intelectual é o desenvolvimento de habilidades psicomotoras.
A música ajuda a ativar e estimular nossos órgãos sensoriais, como as regiões do cérebro responsáveis por interpretar e racionalizar estímulos sonoros e lógicos, e as áreas responsáveis pela coordenação motora.
Com isso, é possível obter resultados expressivos no desenvolvimento da capacidade auditiva e intelectual, capacidades de linguagem, memória e até conhecimento do corpo e coordenação motora como um todo.
Musicoterapia
Sendo uma forte aliada da fisioterapia e terapia ocupacional, a musicoterapia traz inúmeras vantagens na recuperação e reabilitação social de pessoas com Deficiência Intelectual.
Com sessões dirigidas por um músico com habilitação na área de saúde, o principal objetivo é criar um ambiente que promova comunicação, interação social, expressão física e mental, descoberta de mundo e motivação para a vida.
Com isso, é possível tratar as mais diversas doenças, deficiências e dificuldades de fala, como a própria Deficiência Intelectual, traumas e lesões cerebrais, e até Alzheimer.
Música é união, terapia, inclusão e amor