Na infância nós passamos por uma fase muito importante de descoberta e de novas experiências, e isso vai muito além das matérias estudadas em sala de aula.
Especialmente nesse período, as crianças recebem estímulos e absorvem informações de tudo ao seu redor, e isso inclui o ambiente familiar, atividades que pratica e todos os outros lugares que ela frequenta.
Aprendizado fora da escola
Um dos primeiros grandes exemplos para uma criança são as pessoas que ela convive no dia a dia, principalmente em casa. É a partir dali que muitas características como disciplina e hábitos gerais são moldados, e por isso é de extrema importância dar os exemplos corretos para a criança se espelhar.
Algumas boas maneiras de fazer isso são:
• Criar hábitos de leitura
• Ensinar organização e disciplina
• Ensinar desde cedo a ter independência
• Prática de exercícios e esportes
A importância de diferentes estímulos
Como você já deve imaginar, cada tipo de atividade traz um benefício diferente. Por exemplo: prática de esportes e atividades físicas melhoram o condicionamento, são fontes de lazer e ensinam lições como trabalho em equipe e tolerância à perdas e derrotas. Seguindo esse raciocínio, confira mais algumas atividades e seus benefícios:
• Leitura → melhora capacidades de comunicação e concentração, desenvolve o intelecto e pode abrir portas para novos interesses acerca do mundo
• Brincadeiras e jogos → desenvolvem o foco, organização, capacidades psicomotoras, convivência e trabalho em equipe, além da tolerância à derrotas
• Passeios ao ar livre → ótimos para conhecer mais o mundo, ter novas experiências, desenvolver curiosidade e entender como a sociedade funciona
• Estímulos de independência → atividades simples como fazer compras ou ser responsável por uma tarefa em casa preparam a criança para lidar com isso no futuro
Nem todos os estímulos serão bons, mas use isso a seu favor!
A vida não é um mar de rosas, não é mesmo? Em um belo dia, durante um passeio no parque, a criança pode tropeçar e cair ou se deparar com uma briga de trânsito. Experiências desse tipo podem ser assustadoras, mas isso é bom!
Até mesmo nos momentos ruins é possível tirar bons aprendizados. Pensando nisso, essas experiências, quando tratadas da forma correta, são excelentes oportunidades para ensinar como a criança deve se portar e quais atitudes devem ser tomadas para lidar com o problema. Tudo isso ajuda a moldar um adulto mais confiante, independente e seguro de si.
Incentive o seu filho a explorar o mundo… no tempo dele
Muitos pais e responsáveis, mesmo com as melhores intenções, cometem o erro de empurrar demais a criança para situações em que ela ainda não está pronta. Especialmente nos casos de crianças com Deficiência Intelectual, isso pode causar traumas e atrapalhar o desenvolvimento como um todo.
Por isso, é muito importante respeitar o tempo de cada um, criar um ambiente saudável que incentive as novas descobertas e, principalmente, oferecer total apoio nas áreas em que a criança apresentar maior dificuldade.
Ou seja…
✔ Proporcione diferentes tipos de estímulo, mesmo fora da escola
✔ Estimule o autoconhecimento e independência desde cedo
✔ Busque soluções para ajudar a criança em suas maiores dificuldades
✔ Esteja presente e faça parte do processo!
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) foi criada para assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Apesar disso, precisamos lutar diariamente para garanti-los, já que o preconceito e a falta de informação representam grandes barreiras no caminho.
Alguns dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência são:
📌 Direito à vida
📌Direito à habilitação e à reabilitação
📌 Direito à saúde
📌 Direito à educação
📌 Direito à moradia
📌 Direito ao trabalho
📌 Direito à assistência social e à previdência social
📌 Direito à cultura, ao esporte, turismo e lazer
📌 E muitos outros
Não permita que seus direitos sejam cerceados. 💫