A importância de profissionais aptos a lidar com pessoas com Deficiência Intelectual

A Deficiência Intelectual não é nenhuma novidade, mas infelizmente ainda é pouco discutida e possui poucos profissionais realmente preparados para lidar com o assunto.

Inclusão social

Seja pela falta de acompanhamento adequado ou preconceitos da sociedade, as pessoas com Deficiência Intelectual fazem parte de um grupo que carece de mais atenção, oportunidades e condições de desenvolvimento.

A falta de inclusão social se manifesta de diversas maneiras:

• Termos pejorativos
  • Preconceitos infundados
  • Falta de profissionais capacitados a lidar com essas pessoas

Com tantos fatores externos, a nossa luta deixa de ser apenas para proporcionar um bom desenvolvimento e passa a ser algo maior, envolvendo a quebra de paradigmas, extinção de preconceitos e educação de toda uma sociedade.

Desenvolvimento

A educação e desenvolvimento são partes fundamentais na vida de qualquer pessoa, e essa provavelmente é a área que mais necessita de profissionais preparados e engajados a lidar com crianças com Deficiência Intelectual.

• Desenvolvimento intelectual: crianças com DI costumam apresentar dificuldades de aprendizado, por isso, é muito importante que os educadores entendam as limitações e barreiras enfrentadas por cada aluno, a fim de aplicar as técnicas mais efetivas de aprendizado. Um ótimo exemplo disso é o reforço positivo, que ajuda na associação do estudo com algo prazeroso, tornando o processo mais fácil e tranquilo.

• Desenvolvimento psicomotor: a Deficiência Intelectual também pode afetar as capacidades psicomotoras. Nesses casos, o acompanhamento de bons educadores físicos e fisioterapeutas é fundamental. O incentivo à prática de esportes e atividades físicas também traz inúmeros benefícios, tanto para o desenvolvimento do corpo e saúde, quanto para o desenvolvimento intelectual.

• Desenvolvimento linguístico: pessoas com Deficiência Intelectual também podem apresentar problemas de comunicação e até na própria fala. Sendo assim, os estímulos à comunicação, leitura e o acompanhamento de fonoaudiólogos são aliados poderosos no processo de desenvolvimento. Mais do que facilidade de expressão, a melhora na comunicação e leitura proporcionam novos conhecimentos, desenvolvimento intelectual e mais independência, fator extremamente importante na vida adulta.

• Desenvolvimento social: falando em independência, o desenvolvimento social é outro fator extremamente importante para a formação de um adulto confiante e independente. Nesse sentido, além dos educadores, os profissionais da psicologia também desempenham papel no desenvolvimento, já que eles podem ajudar a resolver problemas de autoestima, timidez excessiva, fobias sociais e outras inseguranças.

Educação da sociedade

Profissionais capacitados a lidar com pessoas com Deficiência Intelectual ajudam a proporcionar um desenvolvimento melhor e muito mais rico, além de moldar um adulto responsável, seguro e independente.

A quebra dos preconceitos ajuda a acabar com barreiras e criar inúmeras novas oportunidades de inserção social e qualidade de vida.

Muito mais que desenvolvimento das pessoas com Deficiência Intelectual, nossa luta é pela educação da própria sociedade. Para que o mundo seja um lugar mais inclusivo e com mais oportunidades de profissionalização.