Existem diversas comemorações ao longo do ano que carregam muito significado e também são excelentes oportunidades para estimular o desenvolvimento das pessoas com Deficiência Intelectual. Quer saber mais? Continue lendo!
Socialização
Talvez uma das coisas mais bonitas a respeito do carnaval é o grande número de pessoas unidas em prol de um único objetivo: festejar!
Um ambiente tão alegre e amigável é ideal para criar novos laços, interagir com pessoas diferentes e conhecer mais do mundo que nos cerca.
Outro fator muito importante é a convivência em grupos grandes → uma criança que é acostumada desde cedo com multidões dificilmente vai desenvolver algum tipo de fobia social. Além disso, esse convívio também ajuda a criar senso de responsabilidade, autoestima e segurança para lidar com situações do dia a dia.
Independência
A independência é outro fator fundamental na vida de qualquer um e deve ser estimulada desde cedo para que a criança se torne um adulto seguro e responsável.
Sendo assim, o carnaval é ótimo para aprender algumas lições:
• Noções de espaço, localização e direção
• Responsabilidade
• Costume com grandes grupos de pessoas, ruas e sons altos
• Confiança e segurança para “se virar” caso não tenha um conhecido por perto
E o motivo da independência ser tão necessária para uma pessoa com Deficiência Intelectual é muito simples: assim como qualquer outra pessoa, eles não terão apoio de amigos e familiares o tempo todo. Dessa forma, ter o controle da própria vida é fundamental para viver com qualidade.
Inclusão social
Você sabia que existem projetos sociais, projetos escolares e até bloquinhos inteiros dedicados às pessoas com deficiência?
Além de toda experiência positiva de participar ativamente do evento, esse tipo de ação é fundamental para estimular o cérebro, a criatividade e principalmente para mostrar para a sociedade que as pessoas com Deficiência Intelectual são capazes de ocupar esses espaços.
Ou seja, mais que enriquecimento cultural, o carnaval serve para quebrar barreiras!
Estimula a criatividade
Não tem como falar de carnaval sem falar de criatividade, não é mesmo? Todas as cores, formas, músicas e danças fornecem estímulos ricos e variados para quem participa da folia.
Para uma criança com Deficiência Intelectual, isso significa a descoberta de novos horizontes:
✔ Músicas e danças são ótimas formas de estimular o desenvolvimento psicomotor
✔ Cores e fantasias estimulam a criatividade
✔ A folia cria um ambiente agradável que facilita a adaptação do convívio em sociedade
Dicas para aproveitar com segurança
Talvez a maior preocupação dos pais e responsáveis nessas horas seja a segurança. Mas temos uma ótima notícia: existem diversos bloquinhos destinados ao público infantil, o que faz o ambiente ser mais agradável, mais amigável e familiar.
• Procure a lista com os bloquinhos na sua cidade
• Aproveite a oportunidade para criar fantasias e se interagir com as crianças
• Tenha em mente que todas as experiências novas podem ser enriquecedoras para o desenvolvimento
• Se divirta!