
Os meses mais frios também trazem a necessidade de alguns cuidados a mais, já que é nesse período que muitas crianças adoecem. Confira aqui alguns cuidados simples que vão ajudar a manter a saúde firme durante esse inverno!
Cuidado com o tempo seco
Nessa época, a umidade relativa do ar cai bastante, o que aumenta o número de casos de alergias, gripes e doenças respiratórias, como sinusite e rinite.
As crianças costumam ser especialmente suscetíveis aos efeitos do ar mais seco, por isso, algumas dicas são:
- A hidratação deve ser reforçada
- Mantenha o ambiente ventilado para evitar acúmulo de poeira
- Utilize um umidificador de ar ou toalhas úmidas ao lado da cama, especialmente durante a noite
Alimentação
Além da hidratação, a alimentação também deve ser reforçada, já que é através dela que as crianças absorvem os nutrientes necessários para manter o sistema imunológico forte e pronto para combater doenças como a gripe.
✔ Aproveite os dias frios para apostar mais em sopas
✔ Os chás são uma ótima maneira de se aquecer nos dias mais frios
✔ Não se esqueça de manter o consumo regular de frutas
Vacine as crianças
Como dito anteriormente, as temperaturas mais baixas aumentam os casos de gripes, resfriados e outras doenças que costumam se aproveitar do sistema imunológico enfraquecido.
Por esse motivo, é de extrema importância manter as vacinas em dia. Além de reforçar a saúde, elas previnem idas a hospitais por problemas simples que podem acabar evoluindo para algo mais grave devido ao contato com outras pessoas doentes.
Atenção com os banhos
Por mais que seja muito tentador, o ideal é evitar banhos longos e muito quentes durante o inverno. O tempo exagerado no chuveiro e a água muito quente retiram as camadas protetoras da pele, o que pode resultar em ressecamentos, feridas e até facilitar o surgimento de alergias.
Mantenha a rotina de exercícios
É normal que nos dias mais frios as crianças prefiram ficar quietas debaixo das cobertas, mas é importante manter uma boa rotina regular de exercícios mesmo nos dias mais frios.
Através deles, elas se aquecem, estimulam a musculatura, aumentam a lubrificação nas articulações e facilitam a circulação do sangue. Tudo isso contribui para manter a saúde reforçada e evitar efeitos indesejados dos dias mais frios.