Antes de falarmos das atividades em si, é importante ressaltar que existem diferentes áreas de desenvolvimento ao longo da vida de uma pessoa, como:
- Físico
- Mental, psicológico e intelectual
- Psicomotor
- Linguístico
- Social
Entre outras diversas áreas que são importantes para nós e que acabam sendo requisitadas em algum momento da vida.
Nesse post você vai conferir algumas atividades que ajudam nesse processo e também suas principais áreas de desenvolvimento.
Prática de esportes e atividades físicas
A prática esportiva ajuda no desenvolvimento físico, motor e também ajuda na integração social. Além disso, excelentes para gastar energia, manter a criança entretida e também trazem diversos benefícios para a saúde, como:
- Fortalecimento dos músculos → extremamente importante, especialmente para crianças que apresentam casos de fraqueza e dificuldades motoras.
- Melhoria na condição cardiovascular → importante para saúde em geral, já que um coração forte é uma das bases para uma vida saudável.
- Alívio de estresse e tensões → os problemas na nossa cabeça podem afetar o corpo, por isso uma mente saudável é fundamental para manter o bom desempenho em todas as outras atividades.
Esportes sociais como futebol e vôlei ou outras modalidades, como a prática de artes marciais, ajudam a desenvolver convívio em grupo, fortalecem o corpo e a mente, além de ensinar lições como liderança, responsabilidade e disciplina.
Leitura
Os benefícios da leitura são indiscutíveis na vida de qualquer um. Ela ajuda no desenvolvimento linguístico, na comunicação em geral, no aprendizado, no interesse por novos temas e mais uma infinidade de coisas que podem ser aprendidas através das palavras.
A melhor parte é que a prática da leitura não precisa se limitar apenas aos livros → placas de trânsito, cartazes, anúncios em lojas e textos na internet são alguns exemplos de como é possível incentivar a leitura em qualquer lugar e a qualquer momento.
Aliás, esse tipo de incentivo torna o processo de aprendizado mais divertido, dinâmico e também ajuda a criança a conhecer melhor o mundo e desenvolver novos interesses pelas coisas ao seu redor.
Jogos
Assim como a leitura, os jogos trazem uma infinidade de opções que vão desde os antigos e manuais até os mais modernos, como videogames e outros eletrônicos.
Por mais que pareçam apenas brincadeira, os jogos ajudam a desenvolver o intelecto, raciocínio lógico, tolerância à perdas, agilidade e até habilidades de coordenação motora.
É possível encontrar diversos jogos educativos destinados ao público infantil, como jogos matemáticos e até jogos que ensinam outras línguas.
Nossas dicas para introduzir os jogos na vida da criança são:
– Não se esqueça de conferir a faixa etária indicada
– Não deixe que os jogos sejam a única atividade e sobressaiam os deveres, como estudos
– Divirtam-se muito!
Atividades em grupo
Realizar atividades em grupo, como encontros com família e amigos, passeios em parques e shoppings e algumas das atividades já citadas acima, como prática de esportes, são fundamentais para construir algo importantíssimo: as habilidades sociais.
Por mais que algumas crianças sejam mais introvertidas e prefiram pouco contato (algo que deve ser respeitado), ter a habilidade de conviver e se comunicar em grupo quando necessário é a base para uma vida adulta mais independente → fazer passeios sozinho, andar pelas ruas e encontrar um bom emprego, por exemplo, muitas vezes exigem essa habilidade.
“Faça você mesmo”
Sabe aqueles vídeos com tutoriais de como fazer um determinado artesanato ou brinquedo em casa? São conhecidos como “faça você mesmo”.
Além de uma atividade divertida e que vai manter a criança entretida por bastante tempo, também ajuda a desenvolver a coordenação motora, independência e até capacidade de gerenciamento de recursos.
Também é uma oportunidade para realizar atividades em grupo ou com familiares, gerando mais proximidade entre vocês e tornando o processo mais divertido ainda.
Lembre-se:
As crianças estão aprendendo o tempo todo e quando esse processo é feito de forma leve e divertida, o aprendizado se torna mais interessante e fácil de ser assimilado!