Nascemos de um sonho. Do sonho de um pai que viu a importância do estimulo e do acompanhamento adequado para o seu filho viver com autonomia e felicidade.
Nosso objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas com deficiências intelectuais e de suas famílias, principalmente daquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social, através do acolhimento, orientação, treinamentos e palestras.
Apoiamos também projetos que visam o mesmo objetivo que o nosso.
Clique nos tópicos abaixo e conheça a nossa história!
Álvaro Cardoso de Menezes foi um farmacêutico e prefeito da cidade de Araxá/MG entre os anos de 1941 a 1945.
Era um entusiasta das áreas da saúde, tendo sido provedor da Santa Casa de Misericórdia nos anos de 1926 a 1928, e 1935 a 1946.
Álvaro e Celuta casam em 1917, da união nascem dois filhos: Álvaro César e Marieta.
Álvaro César nasce com deficiência intelectual e, graças ao conhecimento que o seu pai possui na área da saúde, recebe um excelente acompanhamento, fazendo com que ele tenha uma longa e saudável vida.
Ao longo de sua vida, Álvaro Cardoso de Menezes sempre demonstrou muito interesse em impactar positivamente na vida das pessoas.
Sendo assim, seu último desejo é que o seu patrimônio seja utilizado para custear o tratamento do filho Álvaro César. Mas que no momento em que o filho viesse a falecer deveria ser constituída uma Fundação para cuidar de pessoas com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social.
Com o falecimento do filho Álvaro César os bens da família ficam no sob juízo do Ministério Público, para o órgão cumprir o desejo de Álvaro Cardoso.
Porém o Ministério Público não tem o poder de criar a Fundação, então convida o Instituto Ramacrisna para essa missão.
Fundado em 1959, o Instituto tem sede em Betim/MG e uma história de gestão compliance e transparente. Por isso, a escolha do Ministério Público.
Com a missão de constituir a Fundação Álvaro César, o Instituto Ramacrisna começa uma busca por pessoas com perfil de idoneidade, seriedade e comprometimento com o próximo.
No Ramacrisna, Américo Amarante, que hoje compõem o Conselho Fiscal da Fundação, e Solange Bottaro, ficam à frente desse processo de formar a comissão. Então convidam Márcio Rabelo, que também possuía vínculo com o Ramacrisna e com o Rotary.
A partir daí foram convidando outras pessoas para compor o conselho da Fundação, sempre com o olhar cuidadoso para escolher pessoas com valores, princípios e o coração voltado para servir ao próximo.
Outro critério de seleção de pessoas foi convidar algumas pessoas tinham filhos com Deficiência Intelectual e que por isso já estavam envolvidos na causa.
Comissão formada, os membros fazem capacitações em áreas como: elaboração e análise de projetos e prestação de contas.
O Ramacrisna esteve ao lado da Comissão da FAC até o momento em que entendeu que essa já possuía as competências necessárias para alavancar a Fundação.
A Fundação Álvaro César consolida os primeiros passos de sua história com uma atuação focada no atendimento online, oferecendo acolhimento e orientação a famílias de pessoas com deficiência intelectual em diversas regiões do Brasil. Através do atendimento online é possível romper barreiras geográficas e ampliar o acesso à informação e ao atendimento qualificado.
Nesse período, também expande seu impacto por meio de palestras e treinamentos em empresas, escolas, instituições de ensino e organizações do terceiro setor, promovendo a inclusão e a conscientização em diferentes contextos.
Além disso, a FAC firma parcerias com outras instituições não governamentais, somando esforços em prol da valorização e dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Esses anos iniciais são fundamentais para afirmar sua missão, construir vínculos e desenvolver uma atuação baseada em escuta ativa, sensibilidade e abordagem interdisciplinar.
Em agosto de 2024, a Fundação Álvaro César inicia uma nova fase com a inauguração da sua sede própria. Essa fase marca o início das atividades presenciais da Fundação.
Com o novo espaço, os serviços oferecidos pela FAC são ampliados e a equipe é fortalecida com a chegada de profissionais, como assistente social, pedagoga, entre outros, preparados para atender uma demanda crescente.
A construção continua. A FAC segue, passo a passo, alcançando cada vez mais pessoas e promovendo benefícios concretos, com o propósito firme de transformar vidas por meio do acolhimento e da inclusão.
Co-fundador e Membro do Conselho Fiscal
Graduação em Administração de Empresas, MBA Internacional de Marketing.
Líder de Gestão, de Marketing e Relacionamento do Instituto Ramacrisna.
Experiência de 30 anos como gestor estratégico do Instituto Ramacrisna, responsável pelo setor de Sustentabilidade e nas áreas de geração de recursos próprios.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Co-fundadora
Graduação em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Organizações do Terceiro Setor.
Gestora de Projetos com mais de 40 anos de experiência no Terceiro Setor, atuando como dirigente, coordenadora de projetos, mobilizadora de recursos e palestrante.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Presidente do Conselho Curador e Diretor Presidente
Advogado, pós-graduado em Marketing, Gestão de Negócios, Varejo, Governança Corporativa e Direito Empresarial.
Apaixonado por Empreendedorismo, Organizações Sociais e Negócios de Impacto Social.
Conselheiro e Diretor voluntário de várias Organizações Sociais.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Diretor Vice-Presidente
Administrador de Empresas com habilitação em Marketing, Executive MBA, Professional & Self Coaching, Aprendizagem Experiencial & Coaching de Equipes e Grupos e Analista Comportamental.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Diretor Administrativo Financeiro
Graduado em Ciências Biológicas e MBA em Gestão Estratégica de Projetos.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Museu Nacional do Rio de Janeiro – UFRJ – 1984 a 1986:
Internacional de Engenharia SA – IESA – 1988 à 1989:
Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – 1989 à 2019:
Representação ao Conselho Regional de Biologia – 4ª Região
Fundação Álvaro César
Conselho Curador
Psicóloga, pós-graduada em Psicologia Hospitalar e em formação em Gestão e Planejamento em Saúde Mental.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Psicóloga, com foco em clínica e área da saúde.
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Conselho Curador
Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Administração Financeira, MBA em Gestão de Negócios e STC Executivo. Atualmente é Diretor Comercial na Localiza.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Conselho Curador
Graduada em Comunicação Social e Pós-graduada em Gestão de Eventos.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Graduada em Comunicação Social
Pós-Graduada em Gestão de Eventos
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Conselho Curador
Graduação em Engenharia Elétrica, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Máster Prevención de Riesgos Laborales.
Há 36 anos no quadro de empregados da Cemig – Cia Energética de Minas Gerais, atuou em diversas áreas técnicas operacionais por 19 anos e, atualmente na carreira de engenharia na mesma empresa.
Como engenheiro, desempenhou as funções de segurança do trabalho, engenheiro de normalização técnica e engenheiro de sustentabilidade e eficiência energética, desde 2006.
Na qualificação de engenheiro de segurança, defendendo temas relacionados à segurança com energia elétrica, atuou em diversos canais de comunicação da mídias escrita, web, rádio e TV.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Conselho Curador
Psicóloga, pós-graduação em Educação Tecnológica, Docência do Ensino Superior e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Conselho Curador
Graduação em Odontologia, especialização em Prótese Dentária, Mestrado em Clínicas Odontológicas.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica e Prótese Dentária, atuando principalmente nos seguintes temas: prótese, reabilitação oral, oclusão, materiais dentários e fibras de reforço.
.Conselho Fiscal
Graduação em Ciências Contábeis, Técnico em Contabilidade, Pós-graduação em Controladoria, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Mestranda em Auditoria e Gestão Empresarial.
Experiência de mais de 20 anos com carreira desenvolvida nas áreas de Controladoria, Contabilidade e Finanças Corporativas e Auditoria, em empresas nacionais e internacionais dos ramos de Mineração, Siderurgia, Agronegócios, Transporte Logístico, Consultoria Especializada e Auditoria, Alimentos e Bebidas, Educação, TI, entre outras, reportando diretamente à alta diretoria e presidência.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
VETORIAL MINERAÇÃO E SIDERURGIA Ago/22 – atual – Cargo: Gerente de Controladoria
MULTITEX LOGÍSTICA Out/21 – Jul/22 – Cargo: Controller
GMT HOLDING FARM S.A – GRUPO MONTESANTO TAVARES Abr/19 – Jun/20 – Cargo: Gerente de Contabilidade/Controladoria
INSTITUTO AQUILA DE GESTÃO Ago/18 – Dez/18 – Cargo: Controller
MINERAÇÃO AURIZONA – Equinox Gold Corp. Ago/17 – Fev/18 – Cargo: Gerente de Controladoria (cargo temporário para cobertura de licença maternidade)
GRUPO JOSÉ ALVES – HOLDING Dez/14 – Fev/17 – Cargo: Gerente de Controladoria
VILMA ALIMENTOS Ago/12 – Nov/14 – Cargo: Gerente de Auditoria
INSTITUTO AXIS Jan/11 – Ago/12 – Cargo: Consultora Executiva Financeira
TORA LOGÍSTICA S.A Mai/07 – Nov/10 – Cargo: Gerente de Auditoria Interna
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Conselho Fiscal
Graduado em Administração, Especialista em Gestão de Negócios.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Conselho Fiscal
Graduado em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Financeira
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Gestora Técnica
Psicóloga, Especialista em síndrome de Down, Mestre em psicologia, com foco em inclusão. Doutoranda em psicologia com foco em acolhimento de famílias com T21.
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPECIALIZAÇÕES:
Mestre em psicologia, com foco em inclusão.
Doutoranda em psicologia com foco em acolhimento de famílias com T21 pela UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei.
Especialista em Síndrome de Down pelo CEPEC-SP. Especialista em Educação inclusiva, acessibilidade e tecnologias assistivas pela PUC Minas.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Foi coordenadora geral do Instituto Mano Down onde foi responsável pela
criação e implementação da metodologia para potencializar o desenvolvimento de
pessoas com deficiência intelectual e Síndrome de Down (T21).
Atua no campo da inclusão de pessoas com deficiência há mais de 12 anos, na orientação às famílias, atendimentos individuais, realização de palestras, consultorias e desenvolvimento de soluções na perspectiva da inclusão.
Atualmente está como gestora técnica da Fundação Álvaro Cesar.
Acreditamos que ao estimular as capacidades de independência, autoconfiança e a consciência do mundo ao redor, iremos proporcionar um desenvolvimento de maior qualidade às pessoas com deficiência intelectual!
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