Nascemos de um sonho. Do sonho de um pai que viu a importância do estimulo e do acompanhamento adequado para o seu filho viver com autonomia e felicidade.
Nosso objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas com deficiências intelectuais e de suas famílias, principalmente daquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social, através do acolhimento, orientação, treinamentos e palestras.
Apoiamos também projetos que visam o mesmo objetivo que o nosso.
Clique nos tópicos abaixo e conheça a nossa história!
Álvaro Cardoso de Menezes foi um farmacêutico e prefeito da cidade de Araxá/MG entre os anos de 1941 a 1945.
Era um entusiasta das áreas da saúde, tendo sido provedor da Santa Casa de Misericórdia nos anos de 1926 a 1928, e 1935 a 1946.
Álvaro e Celuta casam em 1917, da união nascem dois filhos: Álvaro César e Marieta.
Álvaro César nasce com deficiência intelectual e, graças ao conhecimento que o seu pai possui na área da saúde, recebe um excelente acompanhamento, fazendo com que ele tenha uma longa e saudável vida.
Ao longo de sua vida, Álvaro Cardoso de Menezes sempre demonstrou muito interesse em impactar positivamente na vida das pessoas.
Sendo assim, seu último desejo é que o seu patrimônio seja utilizado para custear o tratamento do filho Álvaro César. Mas que no momento em que o filho viesse a falecer deveria ser constituída uma Fundação para cuidar de pessoas com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social.
Com o falecimento do filho Álvaro César os bens da família ficam no sob juízo do Ministério Público, para o órgão cumprir o desejo de Álvaro Cardoso.
Porém o Ministério Público não tem o poder de criar a Fundação, então convida o Instituto Ramacrisna para essa missão.
Fundado em 1959, o Instituto tem sede em Betim/MG e uma história de gestão compliance e transparente. Por isso, a escolha do Ministério Público.
Com a missão de constituir a Fundação Álvaro César, o Instituto Ramacrisna começa uma busca por pessoas com perfil de idoneidade, seriedade e comprometimento com o próximo.
No Ramacrisna, Américo Amarante, que hoje compõem o Conselho Fiscal da Fundação, e Solange Bottaro, ficam à frente desse processo de formar a comissão. Então convidam Márcio Rabelo, que também possuía vínculo com o Ramacrisna e com o Rotary.
A partir daí foram convidando outras pessoas para compor o conselho da Fundação, sempre com o olhar cuidadoso para escolher pessoas com valores, princípios e o coração voltado para servir ao próximo.
Outro critério de seleção de pessoas foi convidar algumas pessoas tinham filhos com Deficiência Intelectual e que por isso já estavam envolvidos na causa.
Comissão formada, os membros fazem capacitações em áreas como: elaboração e análise de projetos e prestação de contas.
O Ramacrisna esteve ao lado da Comissão da FAC até o momento em que entendeu que essa já possuía as competências necessárias para alavancar a Fundação.
A Fundação Álvaro César consolida os primeiros passos de sua história com uma atuação focada no atendimento online, oferecendo acolhimento e orientação a famílias de pessoas com deficiência intelectual em diversas regiões do Brasil. Através do atendimento online é possível romper barreiras geográficas e ampliar o acesso à informação e ao atendimento qualificado.
Nesse período, também expande seu impacto por meio de palestras e treinamentos em empresas, escolas, instituições de ensino e organizações do terceiro setor, promovendo a inclusão e a conscientização em diferentes contextos.
Além disso, a FAC firma parcerias com outras instituições não governamentais, somando esforços em prol da valorização e dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Esses anos iniciais são fundamentais para afirmar sua missão, construir vínculos e desenvolver uma atuação baseada em escuta ativa, sensibilidade e abordagem interdisciplinar.
Em agosto de 2024, a Fundação Álvaro César inicia uma nova fase com a inauguração da sua sede própria. Essa fase marca o início das atividades presenciais da Fundação.
Com o novo espaço, os serviços oferecidos pela FAC são ampliados e a equipe é fortalecida com a chegada de profissionais, como assistente social, pedagoga, entre outros, preparados para atender uma demanda crescente.
A construção continua. A FAC segue, passo a passo, alcançando cada vez mais pessoas e promovendo benefícios concretos, com o propósito firme de transformar vidas por meio do acolhimento e da inclusão.
Márcio Rabelo
Presidente
Roberto Silveira
Diretor Financeiro
Juliana Cardoso Cordeiro
Vice- Presidente
Sérgio Araújo Rabelo
Presidente
Américo Amarante Neto
Membro do Conselho Fiscal
Adilson Aguiar Brito
Membro do Conselho Fiscal
Letícia Reis
Suplente do Conselho Fiscal
Márcio Araújo Rabelo
Presidente do Conselho Curador
Cláudio Luciano Gonçalves Marques
Membro do Conselho Curador
Débora Santos Brasil Souza Marques
Membro do Conselho Curador
Demétrio Vinício Aguiar
Membro do Conselho Curador
Sandra Helena Lopes Nogueira
Membro do Conselho Curador
Ana Paula Pena Almeida
Membro do Conselho Curador
Bruna Moreira Faria
Membro do Conselho Curador
Lídia Lopes
Gestora Técnica


Acreditamos que ao estimular as capacidades de independência, autoconfiança e a consciência do mundo ao redor, iremos proporcionar um desenvolvimento de maior qualidade às pessoas com deficiência intelectual!

Precisa de ajuda? Fale conosco pelo whatsapp