Fundação Álvaro César

Quem é a FAC

uma instituição que promove a inclusão social e apoia pessoas com deficiência intelectual

SOBRE NÓS

Nascemos de um sonho. Do sonho de um pai que viu a importância do estimulo e do acompanhamento adequado para o seu filho viver com autonomia e felicidade.

Nosso objetivo é impactar positivamente a vida das pessoas com deficiências intelectuais e de suas famílias, principalmente daquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social, através do acolhimento, orientação, treinamentos e palestras.

Apoiamos também projetos  que visam o mesmo objetivo que o nosso.

Clique nos tópicos abaixo e conheça a nossa história!

Álvaro Cardoso de Menezes foi um farmacêutico e prefeito da cidade de Araxá/MG entre os anos de 1941 a 1945.

Era um entusiasta das áreas da saúde, tendo sido provedor da Santa Casa de Misericórdia nos anos de 1926 a 1928, e 1935 a 1946.

Álvaro e Celuta casam em 1917, da união nascem dois filhos: Álvaro César e Marieta.

Álvaro César nasce com deficiência intelectual e, graças ao conhecimento que o seu pai possui na área da saúde, recebe um excelente acompanhamento, fazendo com que ele tenha uma longa e saudável vida.

Ao longo de sua vida, Álvaro Cardoso de Menezes sempre demonstrou muito interesse em impactar positivamente na vida das pessoas.

Sendo assim, seu último desejo é que o seu patrimônio seja utilizado para custear o tratamento do filho Álvaro César. Mas que no momento em que o filho viesse a falecer deveria ser constituída uma Fundação para cuidar de pessoas com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade social.

Com o falecimento do filho Álvaro César os bens da família ficam no sob juízo do Ministério Público, para o órgão cumprir  o desejo de Álvaro Cardoso.

Porém o Ministério Público não tem o poder de criar a Fundação, então convida o Instituto Ramacrisna para essa missão.

Fundado em 1959, o Instituto tem sede em Betim/MG e uma história de gestão compliance e transparente. Por isso, a escolha do Ministério Público.

Com a missão de constituir a Fundação Álvaro César, o Instituto Ramacrisna começa uma busca por pessoas com perfil de idoneidade, seriedade e comprometimento com o próximo.

No Ramacrisna,  Américo Amarante, que hoje compõem o Conselho Fiscal da Fundação, e Solange Bottaro, ficam  à frente desse processo de formar a comissão. Então convidam Márcio Rabelo, que também possuía vínculo com o Ramacrisna e com o Rotary. 

A partir daí foram convidando outras pessoas para compor o conselho da Fundação, sempre com o olhar cuidadoso para escolher pessoas com valores, princípios e o coração voltado para servir ao próximo.

Outro critério de seleção de pessoas foi convidar algumas pessoas tinham filhos com Deficiência Intelectual e que por isso já estavam envolvidos na causa. 

Comissão formada, os membros fazem capacitações em áreas como: elaboração e análise de projetos e prestação de contas.

O Ramacrisna esteve ao lado da Comissão da FAC até o momento em que entendeu que essa já possuía as competências necessárias para alavancar a Fundação.

 A Fundação Álvaro César consolida os primeiros passos de sua história com uma atuação focada no atendimento online, oferecendo acolhimento e orientação a famílias de pessoas com deficiência intelectual em diversas regiões do Brasil. Através do atendimento online é possível romper barreiras geográficas e ampliar o acesso à informação e ao atendimento qualificado.

Nesse período, também expande seu impacto por meio de palestras e treinamentos em empresas, escolas, instituições de ensino e organizações do terceiro setor, promovendo a inclusão e a conscientização em diferentes contextos.

Além disso, a FAC firma parcerias com outras instituições não governamentais, somando esforços em prol da valorização e dos direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Esses anos iniciais são fundamentais para afirmar sua missão, construir vínculos e desenvolver uma atuação baseada em escuta ativa, sensibilidade e abordagem interdisciplinar.

Em agosto de 2024, a Fundação Álvaro César inicia uma nova fase com a inauguração da sua sede própria. Essa fase marca o início das atividades presenciais da Fundação.

Com o novo espaço, os serviços oferecidos pela FAC são ampliados e a equipe é fortalecida com a chegada de profissionais, como assistente social, pedagoga, entre outros, preparados para atender uma demanda crescente.

A construção continua. A FAC segue, passo a passo, alcançando cada vez mais pessoas e promovendo benefícios concretos, com o propósito firme de transformar vidas por meio do acolhimento e da inclusão.

membros do conselho e da administração

Quem faz a FAC acontecer

conselho diretor

  • Márcio Rabelo
    Presidente

  • Roberto Silveira
    Diretor Financeiro

  • Juliana Cardoso Cordeiro
    Vice- Presidente

conselho fiscal

  • Sérgio Araújo Rabelo
    Presidente

  • Américo Amarante Neto
    Membro do Conselho Fiscal

  • Adilson Aguiar Brito
    Membro do Conselho Fiscal

  • Letícia Reis
    Suplente do Conselho Fiscal

conselho curador

  • Márcio Araújo Rabelo
    Presidente do Conselho Curador

  • Cláudio Luciano Gonçalves Marques
    Membro do Conselho Curador

  • Débora Santos Brasil Souza Marques
    Membro do Conselho Curador

  • Demétrio Vinício Aguiar
    Membro do Conselho Curador

  • Sandra Helena Lopes Nogueira
    Membro do Conselho Curador

  • Ana Paula Pena Almeida
    Membro do Conselho Curador

  • Bruna Moreira Faria
    Membro do Conselho Curador

gestão

  • Roberto Silveira
    Gestor Administrativo Financeiro

  • Lídia Lopes
    Gestora Técnica

FUNDAÇÃO ÁLVARO CÉSAR

Transformando vidas através da inclusão, capacitação e desenvolvimento

Acreditamos que ao estimular as capacidades de independência, autoconfiança e a consciência do mundo ao redor, iremos proporcionar um desenvolvimento de maior qualidade às pessoas com deficiência intelectual!